Foto: Janio Seeger (Arquivo Diário)
Depois do anúncio desta semana do Ministério da Saúde, de que o governo lançará um programa para que parte dos postos de saúde possa abrir até as 22h, questionei a prefeitura de Santa Maria se vai aderir ao projeto. A proposta do governo federal é fazer repasses extras para bancar os serviços nas unidades que abrirem à noite.
Postos de saúde que aumentarem horário de atendimento devem receber mais recursos do Governo Federal
Em nota, a prefeitura de Santa Maria informou que "tem interesse em implantar ações como essa, que possam ampliar o atendimento aos usuários da Rede Básica de Saúde, indo ao encontro dos compromissos de governo. Como, neste momento, essa é só uma intenção do Ministério da Saúde, a prefeitura aguarda a publicação de uma portaria sobre o assunto para fazer um estudo do impacto financeiro que essa medida acarretaria e, assim, avaliar se há condições de estender o horário de atendimento nas unidades de saúde e em quais unidades a medida seria implantada."
Tomara que Santa Maria adote essa proposta, pois muita gente que trabalha de dia tem dificuldade de conseguir consultar nos postos de saúde e acaba tendo de recorrer aos pronto-atendimentos.